Prefeitura Municipal de
Lagamar

História

As primeiras notícias acerca das terras onde hoje se situa o Município de Lagamar datam de 1931, onde residiam Sebastião da Costa Mattos e Dona Flausina Pacheco, proprietários de uma grande fazenda chamada Carrapato. As adjacências  eram  ocupadas também pelas famílias Fernandes Caixeta e Costa Mattos, que exerceram papel importante no início da formação da comunidade que mais tarde viria a se tornar o Município de Lagamar.

A fazenda Carrapato, que ficava as margens do córrego que deu origem ao seu nome, era ponto de pousada de boiadeiros e viajantes que ali se aportavam. Por se uma região fértil, bonita e de terras produtivas, muitos desses que por aqui passavam se fixaram na região, adquirindo terras e se tornando parte daquela comunidade que aos poucos se desenvolvia.

Por volta de 1938, chegou a região o Sr. Porfírio Rodrigues Rosa, que para ali vinha com o objetivo de abir uma estrada que ligasse o povoado de S. Pedro da Ponte Firme, que pertencia ao município de Presidente Olegário à cidade de Vazante. A finalidade da estrada, era facilitar as viagens dos romeiros: peregrinos devotos de Nossa Senhora da Lapa que faziam sua peregrinação até o santuário localizado no município de Vazante. O fluxo de viajantes era intenso, mas era dificultado pela falta de estradas. Conta-se que o plano de Porfírio era no mínimo ambicioso: fundar uma cidade. Desejoso de fundar a sonhada cidade, mudou-se para as margens do córrego Carrapato e com muita coragem e heroísmo, começou a abrir estradas, ruas e a construir acampamentos e ranchos para as famílias que trabalhavam na construção.

A  primeira casa do povoado foi a residência do Sr. Porfírio Rodrigues Rosa. Outras casas foram construídas nos anos seguintes dando início ao povoado, fundado em 17 de dezembro de 1938, pela Lei n° 148, recebendo o nome de Lagamar. Segundo as historias, neste local havia uma pequena lagoa de água salgada, daí se deu o nome do Município (LAGA- lagoa; MAR- água salgada).